14 Vassourinhas Variações de Felinho Orquestra Popular do Recife E o Frevo Continua

Details
Title | 14 Vassourinhas Variações de Felinho Orquestra Popular do Recife E o Frevo Continua |
Author | Maestro Ademir Araújo |
Duration | 4:25 |
File Format | MP3 / MP4 |
Original URL | https://youtube.com/watch?v=WJcBOL2rU0w |
Description
CD "E o Frevo Continua..."
Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo
http://projetoformigueiro.wordpress.com/
Uma homenagem ao centenário Frevo
A época não poderia ser melhor. Em plena comemoração do centenário do frevo a Orquestra Popular do Recife - liderada pelo grande Maestro Ademir Araújo (ou Mestre Formiga) - lança seu mais novo CD “E o Frevo Continua”. Gravado entre os meses de setembro e novembro do ano passado no Estúdio Carranca, no Recife, o CD tem no repertório exclusivamente de frevos-de-rua. São 14 faixas. Doze delas compostas pelo Mestre Formiga. Uma parceria entre Ademir Araújo e Matias da Rocha e Joana Batista resultou em duas novas versões de um dos frevos mais executados e conhecidos dentro e fora de Pernambuco, Vassourinhas. Uma delas com as variações de Felinho.
Uma homenagem ao centenário do Frevo
A maioria dos frevos, que fazem parte deste segundo CD da Orquestra Popular do Recife, foram inspirados nas imagens e registros gravadas na minha mente durante minha convivência com o chamado carnaval de rua.
São sonoridades que marcaram profundamente minha vida artística. Do meu aprendizado ficaram ainda as lições de saxofone com Maestro Edson Rodrigues e, da construção da minha essência musical, a participação como músico em diversas agremiações carnavalescas pernambucanas.
Destaco, com orgulho, por onde passei, e como foi gratificante: Coqueirinho de Beberibe (a primeira agremiação carnavalesca que participei como músico), Papagaio Falador (dirigido pelo Mestre Dudu, autor do frevo Farol Apagado), Bolachão de Beberibe, Seu Malaquias, Batutas de Água Fria, Madeiras do Rosarinho (onde tive o privilegio de tocar a partitura original do frevo “Madeiras que cupim não rói do Mestre Capiba), Inocentes do Rosarinho, Prato Misterioso, As Pás, Lenhadores, Batutas de São José (ao lado do Mestre João Santiago), Vassourinhas, Rebeldes Imperial, Teimoso em Folia e na FREVIOCA (criada pelo jornalista Leonardo Dantas) ao lado do cantor Claudionor Germano. Foi nessa sintonia que o CD ora lançado foi construído.
Não sei se as composições deste CD, em homenagem ao centenário do frevo, irão agradar aos estudiosos do nosso mais significativo ritmo, o frevo, nem tenho também a certeza que aos foliões agradarei, porém, fica a certeza, que foi através dessa convivência com as agremiações carnavalescas e com os mestres:
Toscano Filho, Alcides Leão, João Santiago, Edgard Moraes, Felinho, Nelson Ferreira, Zumba, Capiba, Carnera, David Vasconcelos, Baltazar de Carvalho, Dudu, Senô, Guedes Peixoto, Duda, Clóvis Pereira, Gildo Moreno, Genival Macedo, Aguinaldo Batista, Aldemar Paiva, Waldemar de Oliveira (ao qual eu devo um dos maiores incentivo para me dedicar a compor frevos), Jair Pimentel, Lourival Oliveira, Edvaldo Pessoa, Irmãos Valença, Jones Jonhson, Severino Revoredo, Miro Oliveira, Luiz Amaral, João Vitor e tantos outros, que o ADEMIR ARAÚJO (o Formiga ) de ontem, se tornou o de hoje e será o de amanhã, pois “O Frevo Continua....“
Oh! Linda Recife, 07 de Fevereiro de 2007
Maestro Ademir Araújo